sexta-feira, 15 de junho de 2007

Quem é melhor: LeBron ou Ginóbili?



O tema foi proposto na última caixa de comentários, então vamos a ele. Antes de mais nada, uma questão que me incomoda: na hora de comparar dois jogadores, por que é tão difícil elogiar um sem criticar o outro?

Neste caso específico, temos dois craques de bola, com características e funções totalmente distintas. Cada um na sua.

Em termos de qualidade, versatilidade e projeção para o fim da carreira, fico com LeBron. É claro que, ao fazer essa avaliação logo após a final, a tendência é malhar o ala dos Cavs. Ele não resistiu á fortíssima defesa do San Antonio, e terá de agüentar as críticas por isso. Mas não se esqueçam de tudo o que o fez antes disso, as várias atuações decisivas, e com apenas 22 anos. É, sem dúvidas, um fora-de-série.

Ginóbili já rodou o mundo, foi campeão na NBA, na Europa, na Olimpíada. Tem um poder incrível de aparecer bem em momentos cruciais. Só vale lembrar, como já foi dito na caixinha, que a marcação em cima dele é uma; e em cima de LeBron é outra, muito diferente.

Por isso acho difícil comparar. Cada um tem seu papel no elenco, cada um tem suas características. Se eu tivesse que escolher, ainda ficaria com LeBron. Mas eu não tenho que escolher, e nem vocês têm.

Dá para elogiar os dois à vontade.

14 comentários:

thiago disse...

É muito bom salientar que LeBron tem muito a amadurecer ainda. Ginobili foi para NBA já com um título de Euroliga na mão, entrou num elenco pronto, de qualidade muito alta e que ele caiu como uma luva. Acho que o auge do Ginobili em sua carreira foi as Olímpiadas e aquela final, que injustamente o título de MVP ficou para o Duncan. Mas sem dúvida nenhuma são 2 jogadores que são titulares em qualquer equipe da NBA (nem vou discutir que Ginobili é reserva aqui). O papel dos 2 sempre foi diferente: Ginobili é ao lado do Parker a força que Tim Duncan precisa ao lado, enquanto LeBron é precisa de uma base para conquistar um título, papel que Shaq fez muito bem ao Wade na temporada passada e que Kobe fazia ao Shaq nos títulos do Lakers.

Anônimo disse...

eu acharia melhor faze um tópico sobre quem é melhor wade ou lebron!lebron é melhor q ginobili em termos de estatisticas e tal!sói q ginobili é + decisivo!só q vale lembrar q lçebropn é muito novo!uma comparação dele com wade seria melhor!

Anônimo disse...

Concordo plenamente Rodrigo! São dois excelentes jogadores, cada um na sua função.
Ginobili é um excepcional "role player" ou seja, um jogador que não é a estrela da companhia porém é capaz de grandes atuações e que por várias vezes é o melhor em quadra.
LeBron já é um "franchise player", o alicerce ao redor do qual os jogadores do elenco de apoio são contratados para maximizar suas qualidades e que consigam deixar suas deficiências menos expostas. Ele é muito novo, e a tendência é melhorar bastante, o que o tornará ainda mais assustador (para os adversários).

Obs: Rodrigo, ainda não trocamos de canal... Mas a noite de sexta já está chegando!! Heheheheheh
Abraços e parabéns pelo Rebote, que eu acompanho desde 2003.

Anônimo disse...

Eu gosto muito da coluna do rebote, mas essa doeu ate o meu olho viu ! Claro que o Manu joga demais, defende muito, chuta e infiltra bem, mas nem hj eu consigo imaginar essa comparação, qto mais num futuro proximo.

Alias, imaginem um time como o cavs sem o lebron e com o Narigudo no lugar ... se bobear nem chegaria nos playoffs, IMO !

abraços

Anônimo disse...

Salve!

Tô gostando dessas dicussões.
Mas qdo coloquei meu comentário no tópico anterior, não pensava em comparações entre jogadores, mas em grau de importância nas finais.
Concordo com os colegas acima quando dizem que o LbJ tem muito potencial. Inclusive, como já disse, se melhorar os chutes e a marcação, tenho até medo de pensar em que tipo de jogador esse cara pode ser - na minha opinião até melhor que o MJ!
Digo isso porque além de ter chegado mais cedo em uma final, ele tem um potencial físico (força e tamanho com velocidade) maior, embora nunca será tão ágil qto o MJ.
Compará-lo com o Manu é dificil, pois são naturalmente de posições diferentes, embora possam fazer 2 e 3.
LbJ - maior potencial físico, melhores rebote e infiltrações, marca melhor - apesar desse ser outro aspecto que precisa evoluir, mais individualista e showman, exerce liderança ativa e bem aceita pelo grupo - ler comentário de Varejão sobre o mesmo.
Manu - chuta melhor de média e longa, é mais malandro (e como...) e experiente, enxerga melhor o jogo coletivamente - sabe enquadrar sua participação dentro da necessidade do jogo.
Obviamente que oLbJ é bem mais novo e tem muito a evoluir e o Manu tá na decrescente. Seus times são totalmente diferentes - OLbJ é a principal - pra não dizer única (rs) - opção ofensiva dos Cavs e o Manu é uma "válvula de escape" dos Spurs. Sem dúvida, a marcação - em quadra, pela mídia e torcedores -nos dois é bem diferente, o que torna a vida do Manu mais tranquila do que a do LbJ.

Abraços.

Anônimo disse...

melhor pergunta seria quem é melhor kobe ou le bon james

Anônimo disse...

Nas 2 temporadas anteriores a esta, achei o Ginobili o melhor SG da NBA.. Acho Lebron excelente também, mas não vejo como compara-los, se fosse para escolher um para jogar em meu time, seria o Lebron.
E comparar os 2 após essa final é maldade, os companheiros de Lebron não jogam 1/3 da turma do Spurs, Ginobili não teve uma marcação parecida com a que Lebron sofreu..
Ambos são excelentes, e conheço muita gente que responderia "Entre Lebron e Ginobili.. fico com Wade!"
Ou Kobe. :)

Danilo disse...

Se o Wade vier com o Shaq junto, eu fico com o Wade! Hahaha!

Rodrigo Alves disse...

Acho que a definição do Luiz sobre "role player" e "franchise player" resume bem o que eu penso. Os dois são ótimos, cada um no seu estilo. Agora, em termos gerais, um "franchise" é tem mais qualidades que um "role". Por isso, ao fim das carreiras, LeBron provavelmente será bem melhor que Ginóbili - o que não significa, por favor, nenhum demérito ao argentino. Abraços

Anônimo disse...

Kobe eh o melhor jogador da Liga atualmente, melhor ate do que o Duncan na minha opiniao e olha que eu odeio o Lakers pq sou torcedor do Blazers.
Entre lebron e Wade eu fico com o Lebron, Wade jogou muito nos playoffs do ano passado, mas teve duas ajudas fundamentais, Shaq e os arbitros. A arbitragem eh uma coisa que a NBA vai ter que olhar seriamente se quiser ter mais ibope nos EUA, a qualidade eh muito ruim, nao ha consistencia nenhuma nas marcacoes.

Anônimo disse...

Pera lah... como disse outro colega acima, fazer uma comparação dessas eh de doer ateh a vista.
Manu eh mto bom, eh inegavel. Pode ser "o cara" no time da Argentina, mas compara-lo a Lebron?
Tah certo q o Lebron deve ser um "gato" afinal o cara tem cara de ter uns 28 anos!!! ahahahaha...
Mas eh serio, Lebron tah longe de ser uma promessa. Nem precisa ir muito longe, eh soh relembrar a serie contra o Detroit.
Eh melhor pular pra outro assunto. Fazia um tempão q nã postava nada, mas como foi algo q me deixou indignado, tive q escrever!
Abraço e Go Blazers na proxima temporada! Greg Oden e Brandon Roy (seriam os proximos Duncan e Parker?)

Anônimo disse...

Na verdade como disse anteriormente não é que acho o Manu melhor que o Lebron
Mas eu prefiro o Manu
E por que?
Porque foi o primeiro que ganhou dos EUA com jogadores da NBA, por que liderou a Argentina ao título olímpico, por que no campeonato de 2005 merecia o MVP e não deram e porque não sendo um cara com um físico igual o do Lebron ainda assim consegue fazer jogadas incríveis e mesmo não sendo o dono do time tem capacidade de decidir quando o jogo está apertado.
Quando falam da pouca idade do Lebron, da inexperiencia até concordo.
Mas será que por ser americano ele não leva vantagem sobre o Ginobilli?
Afinal na Argentina o esporte mais popular é, como no Brasil, o futebol.
Não é que nem nos EUA que tem uma cesta em cada esquina.
Nem os colégios, apesar do Lebron não ter passado pela universidade, na Argentina tem campeonatos fortes que nem os americanos.
É algo a se considerar também.
Mesmo na high scholl tem competiçoes fortes, passam até na televisão.

Anônimo disse...

Manu

Anônimo disse...

E depois das palavras do LEandrinho na entrevista do Bola da Vez, da ESPN Brasil, exibido no ultimo sabado, sobre o Manu, agora, tenho mais um motivo pra nao conseguir nem pensar numa comparação dele com o Lebron !
Alias, o Vareja fala e falou muito bem do Lebron, ou seja, enquanto o Manu é um cara sujo e nojento o Lebron é mais companheiro e gente !

Em tempo, Leandrinho é o cara !!!